Funções de eventos

Contents

Entenda mais:

Conforme descrito em outros artigos da wiki vimos que os eventos podem representar as entradas, mecanismos, controles e saídas, de acordo com a sua posição de ligação com atividades.

Vamos recordar o processo de cadastro do novo usuário. Vimos que conforme a posição em relação a atividade o uso dos eventos pode significar:

  1. A necessidade da atividade consumir entrada(s):
  2. A necessidade da atividade consultar controle(s):
  3. A necessidade da atividade se utilizar de mecanismo(s):
  4. A necessidade da atividade produzir saída(s):

processo usuarios.png

Vejamos agora exemplos, vamos considerar que um empresário construiu um processo de cadastro de clientes que contratam serviços de sua empresa, assim como demonstrado abaixo:

caso0.png

Caso 01

Após a conclusão dos serviços prestados, o empresário verificou que seria necessário emitir uma nota fiscal para seu cliente. Para isto criou uma nova atividade para emissão de nota fiscal, que consulta o controle “cliente cadastrado”. Na execução da atividade, a consulta é realizada ao controle e as informações do controle são transferidas para a saída - nota fiscal, otimizando tempo e eliminado possíveis erro decorrentes de re-preenchimento de campos.

caso1.png

Caso 02

Em outro momento decidiu simplificar o procedimento de solicitação de serviços, criando um atividade que permitisse ao próprio cliente solicitar os serviços que desejasse:

caso2.png

Ao utilizar o evento “Cliente Cadastrado” conectado pelo lado inferior da atividade, o cliente assumiu a posição de mecanismo, o que lhe deu permissão para executar a mesma.


Caso 03

Após a conclusão dos serviços, o empresário decidiu criar um procedimento que o permitisse encerrar contratos entre sua empresa e seus clientes.

Portanto, desenhou a atividade abaixo, representando o “Cliente Cadastrado” como uma entrada. A execução da atividade transformará a entrada na saída “Cliente com contrato finalizado”.

caso3.png

Os efeitos da execução atividade são:

O empresário não encontrará mais em “Clientes Cadastrados” o registro do respectivo cliente (Ex: João S.A), e portanto, não poderá realizar, por exemplo, a “Emissão de Nota Fiscal deste cliente; O “Cliente com contrato finalizado” não terá como realizar mais solicitações de serviços, uma vez que não é mecanismo conectado a atividade “Solicitar Serviços”.

Curiosidades:

São nos eventos que se encontram os atributos, por esta razão todas as informações da execução da atividade são armazenadas neles.

Funções de Eventos

Entradas

Mecanismos

Controles

Saídas